domingo, 25 de julho de 2010

Cabelos sem frizz: será que essa é uma missão possível?

O indesejável efeito frizz - fios arrepiados e fora do lugar – não é uma exclusividade dos cabelos cacheados ou crespos. Ele pode aparecer nas cabeças de quem tem fios lisos, ondulados ou muito crespos também. O principal fator para o aparecimento do frizz é o aumento da umidade do ambiente. Mas, a falta de manutenção adequada também leva ao seu aparecimento em cabelos quimicamente tratados, ou seja, naqueles que passaram por processos de alisamento ou coloração.
A farmacêutica bioquímica da Biotropic Cosmética, Liliany Jann Zampiroli, responsável pelo desenvolvimento e controle de qualidade dos produtos das marcas Tut Hair e Phytonatural, ressalta que “todos os tipos de cabelos sofrem com o frizz, principalmente, quando não são bem tratados com bons produtos cosméticos indicados para o tipo e características atuais”. Para mantê-los sob controle, a melhor aliada é a hidratação, que ajuda a colocar os cabelos rebeldes em seu devido lugar.
Além disso, é importante deixar de lado hábitos que afetam a saúde e a beleza capilares. “O uso incorreto de alguns tipos de cosméticos capilares, o excesso de aplicação de diferentes produtos nos fios, sem uma finalidade específica, o calor excessivo gerado seja pelo secador ou chapinha também contribuem para estimular o aparecimento do frizz”, alerta Liliany.

Elimine a estática
As melhores formulações dos produtos são aquelas que conferem propriedades anti-estáticas e leveza aos fios, afirma a farmacêutica da Biotropic, que trazem ingredientescomo Silicone e Poliquatérnio-10. “O leave-in e os cremes para pentear ajudam bastante no controle do frizz. Devem ser aplicados após o uso do condicionador ou da máscara de tratamento. Podem ainda ser usados mesmo quando os fios já estiverem secos, se existir a necessidade de domar o frizz”. Outra dica para quem não quer saber de cabelos arrepiados, em qualquer estação, é criar o hábito de usar produtos que selem a cutícula dos fios.
Quando as temperaturas estão mais baixas, Liliany explica que a melhor opção, para quem não abre mão de higienizar os cabelos diariamente, é a de lavá-los sempre pela manhã e deixá-los secar durante o dia, para que ao dormir a raiz já esteja totalmente seca. Assim, evita-se a conhecida e incômoda seborréia ou caspa.

Nenhum comentário: