quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Florentjin Hofman e Opanka selecionarão artista para expor suas obras na rua

Fotos: Divulgação
Durante o fim de semana passado, São Paulo foi invadida pela Pixel Show, evento de arte, design e criatividade. Além do evento, uma intervenção gigante chamou atenção de quem passava pela Paulista: o responsável por tantos comentários é o artista holandês Florentjin Hofman, que por uma semana trabalhou na obra intitulada “Fat Monkey”. Um macaco inflável, de aproximadamente 14 metros, ficou exposto sábado e domingo, no Parque Mário Covas. Hofman, conhecido por grandes intervenções urbanas pelo mundo e obras de artes efêmeras, foi convidado pela Opanka, marca patrocinadora do evento, para vir ao Brasil.
O "macaco gordo" - como ele mesmo faz questão de pronunciar em português - foi coberto por 12 mil pés de chinelos Opanka coloridos, fazendo uma alusão aos pixels e garantindo um efeito bem divertido a obra de arte. Durante a palestra Florentjin falou sobre o working in progess e explicou que a ideia deste trabalho tem a ver com um brinquedo de seu filho. A criança durante a noite não consegue dormir sem o macaco, mas ao despertar nem liga para ele.
Com essa analogia, o holandês montou o Macaco Gordo, para que as pessoas que circulam pela cidade de dia sintam o conforto e a segurança que um brinquedo pode proporcionar durante a noite. E porque o "Fat Monkey" aqui no Brasil? Segundo Florentjin, o macaco tem tudo a ver com a urbanidade de São Paulo e da correria do dia a dia, em que as pessoas pulam de galho em galho para sobreviver.
Além disso, o artista comentou suas principais intervenções que fazem sucesso pelo mundo, mostrou seu trabalho e um pouco de sua origem.

Opanka tá na arte

Opanka vai dar uma força para os novos artistas colocarem suas obras na rua.
Para se inscrever, basta enviar sua proposta de intervenção e seus dados, que a equipe Opanka e o Florentjin vão escolher um para tornar realidade. O projeto vencedor ganha 10 mil reais para a produção da obra, além de um prêmio de 5 mil reais em compras.
As inscrições começam dia 1º de novembro e mais detalhes estão no site www.opanka.com.br

Nenhum comentário: