quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Especialista esclarece sobre o uso do formol e as opções seguras de alisamento capilar

Quando o assunto é a realização de escova progressiva ou definitiva nos salões, o nome do composto químico formol sempre é citado e se inicia um debate sobre se realmente existe alguma forma de utilização segura desta substância para relaxamento e alisamento dos fios.
Para esclarecer estas dúvidas, consultamos o médico dermatologista Dr. Francisco Le Voci (CRM-SP 65931), especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC e do Departamento de Cabelos da SBD, que alerta sobre os riscos indevido e as alternativas de tratamento capilar.

1. O que é formol?

O Formol ou Formaldeído é um composto claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, conservante ou antisséptico nas formulações. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação de borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.

2. Por que ele é prejudicial à saúde?

O formol é comprovadamente prejudicial (tóxico) à saúde quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás, é mais perigoso que em estado de vapor.

3. Por que o formol é utilizado em alguns cosméticos capilares?

Ele tem sido utilizado, indevidamente, em altas concentrações nos cosméticos capilares, com o objetivo de produzir alisamento dos cabelos, pois possui esta ação quando em contato com os fios.

4. Quais são as reações adversas que o formol pode causar?

São várias e graves as reações, inclusive câncer e óbito. Entre as principais reações adversas podemos citar: contato com a pele – irritação, vermelhidão, dor e queimaduras; contato com os olhos – irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaraçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis. A inalação pode causar até câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Vale destacar que pode ser fatal em altas concentrações. A exposição crônica, frequente ou prolongada pode causar hipersensibilidade levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

5. Se uma empresa de cosméticos possui autorização da Anvisa para fabricar/distribuir seus produtos é porque ela está de acordo com a legislação exigida pelo órgão, certo? Ou seja, as substâncias utilizadas na fórmula do seu produto são seguras para o consumidor e profissional?
Existem concentrações seguras de uso do formol em cosméticos como conservante, mas não para alisamento dos fios, conforme definido pela ANVISA. Assim, os fabricantes e profissionais devem respeitar as doses seguras.

6. Para quem os produtos que contém formol são contra indicados?
Todas as pessoas podem ser prejudicadas com o uso do formol em cosméticos, desde os consumidores quanto os profissionais que aplicam a substância. No caso das situações outras, como as descritas acima, existem regras de proteção e de doses para que se utilize o formol, e somente pessoas treinadas e protegidas podem manipular o composto.

7. Quais os ingredientes mais seguros para quem deseja controlar os cachos?
Os produtos permitidos pela ANVISA para alisamentos capilares são: Tioglicolato de Amônio, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio e o Carbonato de Guanidina.

8. Quais as outras substâncias utilizadas indevidamente para alisamento dos fios, além do formol, e como perceber que constam na mistura do produto aplicado nos fios?
Os produtos alisantes devem conter em seu frasco o selo da ANVISA como sendo aprovados. Desta forma, o consumidor deve exigir que possa ver o frasco do produto que está sendo utilizado, além de procurar locais de sua confiança para fazer o alisamento. O cheiro intenso é um dos principais sinais de manipulação incorreta.

Perfil

Dr.Francisco Le Voci (CRM-SP 65931) - Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de São Paulo; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC-SP; Coordenador do Departamento de Cabelos da SBD; Mestre em Dermatologia – Faculdade de Medicina da USP; Dermatologista do Hospital Albert Einstein-SP; Membro Efetivo da “American Academy of Dermatology” e Membro Efetivo da “International Society of Hair Restoration Surgery”.

Um comentário:

jacques disse...

CABELOS FRAGILIZADOS OU MUITO FRAGILIZADOS - LUXO E EFICACIA

Experimente a linha ECRINAL DA FRANÇA, EXTREMAMENTE SOFISTICADA e especializada exclusivamente na nutrição dos cabelos fragilizados e deteriorados de HOMENS E MULHERES através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.

VC VAI ADORAR...........................

Essa ação pode ser descrita cientificamente da seguinte forma:

Em resumo, o ativo PATENTEADO E EXCLUSIVO da linha ecrinal, o A.N.P.® age sobre a papila dérmica, ativando a produção de grupamentos S-H, proporcionando um metabolismo ativo, indispensável à síntese de metionina e cisteína, aminoácidos que constituem essencialmente os fâneros (cabelos, cílios, sobrancelhas e unhas).

As pesquisas mostram entre outros um aumento da fase anagena ( de juventude ) dos cabelos.

SÃO PRESCRITOS TAMBÉM PÓR DERMATOLOGISTAS

O resultado e glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .

A LINHA ECRINAL OFERECE TAMBÉM UM LEAVING ( XAMPU A SECO ) PARA AS MULHERES QUE FAZEM BRUSHING / ESCOVA E NÃO PODEM LAVAR OS CABELOS DIARIAMENTE.

Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:

ecrinal.com ( francês e Inglês )
asepta.com ( da França )
ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

espero ter contribuído de alguma forma