Fotos: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio exclusivo da La Roche-Posay, dá início à 13ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP) com o seu Tour de Prevenção. A partir do dia 03 de setembro, um caminhão percorrerá 10 mil km do Sul ao Norte do país oferecendo à população esclarecimentos e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele — o mais incidente entre os brasileiros, com expectativa de 110 mil novos casos em 2011, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). A partida acontecerá em Florianópolis, cidade que sediará o 66º Congresso Brasileiro de Dermatologia, onde o veículo será apresentado aos cerca de cinco mil médicos inscritos no encontro. De lá, a primeira parada será na cidade de São Paulo, com início aos atendimentos.Para o coordenador da Campanha, Dr. Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. “Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem serem orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir”.
O caminhão volante percorrerá um trajeto que incluioutras capitais como Palmas, São Luis, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Destas, as quatro primeiras estão recebendo a visita inédita do Tour. “Este ano teremos muitas visitas no Nordeste. É importante salientar que as pessoas desta região estão naturalmente mais expostas ao sol, tanto em seus momentos de lazer, quanto em muitas atividades profissionais que as deixam expostas”, explica Dr. Marcus.
Serão diversas equipes médicas compostas por médicos da SBD realizando diagnósticos, sempre nos finais de semana, das 9 às 14 horas, até o dia 27 de novembro — confira agenda completa abaixo. Os especialistas realizarão o exame de sinais, pintas e manchas e, apresentando qualquer suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados de cada estado.
No dia 26 de novembro, data oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o Tour é encerrado no Rio de Janeiro e diversas ações acontecem simultaneamente no país. Atendimentos gratuitos à população, com foco no diagnóstico e tratamento do Câncer da Pele, serão realizados em mais de 120 postos, distribuídos por cerca de 20 estados brasileiros.
Em 2010, a CNPCP atendeu a 32310 pessoas, sendo que as mulheres foram a maioria, com mais de 20 mil atendimentos (62%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase 4 mil médicos em 168 postos de saúde do País. O Estado de São Paulo ficou à frente em número de assistências, com 9.681 consultas. Desse total, 1.043 pessoas (10,77%) apresentaram câncer da pele. Já a cidade de Manaus teve o maior índice de incidência da doença
Para Caroline Collier, Diretora da La Roche Posay, o Tour de Prevenção é uma iniciativa que faz parte do DNA da marca. “No Tour, além de ter a oportunidade de ter um diagnostico das lesões, o paciente recebe orientações sobre a melhor forma de se prevenir contra os danos causados pelos raios UV. Essa missão de educação da população, conduzida em parceria com a SBD, está no coração da marca”. Para ela, o sucesso do Tour, em sua terceira edição, é um motivo de orgulho para a equipe e a ambição da marca é, no futuro, apoiar outras iniciativas.
Banco de dados do câncer da pele
Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele de 2011, incluindo o Tour de Prevenção, os números de atendimento de cada estado serão computados e irão integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor.
No ano passado, foram atendidas durante o Tour 2.579 pessoas, das quais 1.339 eram mulheres e 1.240 homens. Do total de atendimentos, apenas 33,54% das pessoas disseram se expor ao sol com proteção solar e a maioria, 62%, admitiu não usar proteção. Casos de câncer dapele na família foram relatados em 14,25% dos atendimentos. Foram diagnosticadas 207 pessoas com câncer da pele, ou seja, 8%. A campanha itinerante ocorreu de 11 de setembro a 05 de dezembro em dez cidades brasileiras.
“O programa da Campanha está escrito desde 1999, ela existe constantemente, todo ano, com diversas ações. O Tour, em seu terceiro ano, é uma delas e é uma ótima ferramenta para esclarecer à população dúvidas sobre as características do câncer da pele, as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e do encaminhamento. Procuramos cada vez mais incrementar o programa com essas ações independentes do atendimento do dia da Campanha. Isso agrega e fortalece a ação do programa”, finaliza do Dr. Marcus Maia.
Roteiro do Tour de Prevenção 2011
Setembro
10/09 – Campinas (SP)
17 18/09 – Palmas (TO)
24 e 25/09 – São Luis (MA)
Outubro
02/10 – Teresina (PI)
08 e 09/10 – Fortaleza (CE)
15 e 16/10 – Natal (RN)
22 e 23/10 – João Pessoa (PB)
29 e 30/10 – Recife (PE)
Novembro
05 e 06/11 – Salvador (BA)
26 e 27/11 – Rio de Janeiro (RJ)
Outras informações:
Informações sobre o roteiro do Tour de Prevenção podem ser obtidas pelo telefone 0800 723 9710 ou pelo sitewww.previnaocancerdapele.com.br.O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que contém muitas informações sobre a doença,é www.sbd.org.br.
Um comentário:
comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA
tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais
... tem mais de 2000 proutos
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
La Roche-Posay
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=la+roche-posay&IDCategoria=851
COSMÉTICOS
Postar um comentário