sexta-feira, 18 de novembro de 2011



Uma incrível viagem ao fundo do mar levou a H.Stern à criação da nova Coleção ÍRIS. Fascinante imersão por águas profundas, esta jornada criativa resgata riquezas naturais que vêm dos Oceanos, assim como a beleza poética de Íris, na mitologia Grega. Diz o mito que Íris é a mensageira dos deuses, que se move com a leveza do vento de um lado para outro, nas profundezas dos oceanos. Filha de Taumante (filho do Mar) e de Electra (filha de Oceano), era considerada a personificação do arco-íris.
A pesquisa iniciada com a linha Mya Maris, lançada em maio, fascinou de tal forma a equipe de criação H.Stern que a joalheria apresenta agora uma nova série de 46 peças, fruto de um desejo de ir mais fundo nessa viagem. O ponto de partida foram os relatos da expediçãoH.M.S.Challenger, que teve início em 1873, e navegou por diferentes mares do mundo, coletando e catalogando belíssimos exemplares da vida aquática, incluindo centenas de conchas de variadas espécies. A minúcia de como a fauna marinha foi representada nos desenhos feitos à mão pela expedição levou a H.Stern ao desafio de reinterpretar em joias o que a vida marinha tem de mais delicado.
A beleza abstrata e a riqueza das formas; a suavidade dos movimentos, o sutil degradê de cores, texturas e brilho das conchas e animais marinhos são vistos em surpreendente simplicidade de formas. Minimalismo delicado traduzido em silhuetas femininas. Brincos, anéis e pendentes traduzem a beleza natural através de diferentes tons de ouro que passam pelo amarelo, Ouro Nobre e ouro rosé 18K, por vezes ganhando o brilho das pedras preciosas. Algumas peças retratam ainda a cor mais intensa do fundo dos oceanos através de um banho negro sobre o ouro.
O cuidado extremo na descrição anatômica da vida submarinha não está restrito ao que é imediatamente visível nas joias. A parte interna das peças é uma surpresa à parte e mostra o ponto alto do refinamento joalheiro! Diversas joias desta coleção ganharam forro interior especial, moldado e aplicado à mão, um a um. Com cores distintas da superfície externa, resgatam o extremo cuidado nos detalhes, típico das joias do período vitoriano, forte referência de estilo para a nova coleção.

Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma das linhas de inspiração das joias ÍRIS.

Pompylius - Nautilus Pompylius é um molusco da família dos cefalópodes, a mesma do polvo, e também conhecido como Argonauta. Mas o Pompylius tem uma história muito especial! Segundo os antigos, deparar-se com um destes animais era presságio de uma sorte mais feliz. Motivo mais que perfeito para que este ser de beleza intrigante e movimentos suaves desse origem a uma linha de joias H.Stern.
O vai e vem dos tentáculos de Pompylius está representado em brincos e anéis de três tamanhos, além de dois pendentes de ouro amarelo recobertos por diamantes, com a parte interna de ouro rosé. A linha também é composta por dois anéis de ouro rosé que envolvem um topázio nude central, assim como o animal, sempre envolto por sua concha protetora. Por através da pedra, transparente como as águas cristalinas do mar, é possível visualizar o desenho sinuoso do aro do anel que a sustenta e o brilho dos diamantes.

Myriades - A palavra grega Myriades remete a quantidades abundantes, incontáveis, infinitas. Assim como o número e as espécies de conchas encontradas na Natureza. Elas já foram moeda de troca em tempos remotos, e diz-se que mercadores da Ásia, África Central e Oceano Índico fizeram fortunas ao trocá-las por marfim, óleo de palmeira ou pedras preciosas. De lá para cá, vê-se a influência das conchas na história e sua presença na moda através de diversas leituras artísticas. Nesta linha, pequenas conchas de ouro em formas arredondadas e abauladas são unidas umas às outras dando vida a quatro pares de brincos vistosos, porém de inesperada leveza e movimento articulado. Simulam o agrupamento de uma miríade de conchas, criando um efeito visual surpreendente. A mistura de tons de ouro e os detalhes de diamantes transmitem a estética das conchas naturais. A parte da frente dos brincos tem superfície rosada com textura fosca formada por leves desenhos circulares, e nas extremidades laterais irregulares, cada conchinha ganha uma margem de Ouro Nobre em forma de meia-lua cravejada de diamantes cognac. A parte de trás das joias ganhou acabamento polido para garantir toque agradável ao contato com a pele. - Eu quero!!!

Myodora - A beleza singular de cada concha encontrada à beira-mar encanta homens há séculos. Aos colecionadores, essas pequenas esculturas da natureza surpreendem quando comparadas umas às outras. Entre elas, Myodora, que designa um gênero de concha com superfície estriada, cujas formas e gradações de cores inspiraram a criação de dois anéis que parecem esculturas únicas desenhadas pela Natureza. Feitos de ouro rosé fosco na parte externa e Ouro Nobre polido na parte interna, os anéis de design clássico ganham ares de renovação pelo acabamento contemporâneo do metal. As peças em duas cores fazem referência às joias vitorianas e revelam refinamento ímpar no acabamento – por dentro e por fora.

Mytilus - São populares moluscos bivalves que vivem agrupados sobre as rochas costeiras, também conhecidos como mexilhões ou mariscos. De coloração negra na parte externa, têm a capacidade de produzir pérolas em seu interior e sua carne de sabor refinado tornou-se verdadeira iguaria. Sua tonalidade escura e formato foram o ponto de partida para a equipe de criação da H.Stern desenhar quatro pares de brincos em forma de duplas gotas vazadas recobertas de diamantes negros. A parte interna é de ouro rosé e a superfície frontal tem base de Ouro Nobre banhado com acabamento negro.

Tellina - Tellinas são conchas de formas alongadas e irregularmente ovaladas, com tons que variam entre o rosado e um leve dourado. Têm casca exterior lisa marcada por delicados desenhos que revelam suas linhas de crescimento. Estas formas levaram à criação de brincos leves e alongados, formados por uma seqüência de molduras vazadas de ouro rosé unidas por um barrete de Ouro Nobre com diamantes dispostos de forma linear na parte superior, compondo um pêndulo para adornar os lóbulos. Os brincos têm acabamento fosco por fora e polido internamente e estão disponíveis em quatro tamanhos.

Axis – Designa o eixo central imaginário de um movimento de rotação e nos remete ao ponto que dá origem aos caracóis das conchas. Esta forma espiralada é vista em anéis, brincos e pendente de Ouro Nobre polido na parte interna e ouro rosé fosco na parte externa. Diamantes cognac são cravejados sobre a superfície com uma técnica especial, desenvolvida para representar os aspectos mais rústicos da Natureza marinha. Sabe aquelas calcificações que se formam sobre as rochas do mar? É este o aspecto que se vê ao redor dos preciosos brilhantes para garantir ares de genuinidade às joias.

Shelter - De aparência exótica e desafiadora, a carapaça do Ouriço do Mar protege um ser na verdade bastante frágil. Inspirados neste abrigo (Shelter em inglês) que esconde um ser marinho, surgem anéis e brincos em tamanhos variados, formados por pequeninas bolas de ouro soldadas a laser, uma a uma, com espaços calculadamente assimétricos para garantir a forma orgânica. Quem não gostaria de ter um abrigo assim para manter os inimigos bem longe? As peças são de ouro rosé fosco e algumas têm detalhes de diamantes. A parte interna dos anéis e os pinos dos brincos são de Ouro Nobre polido.

Thálassa – Nome feminino do vocabulário Grego para a palavra mar, Thálassa representa a riqueza surpreendente das diferentes tonalidades de conchas encontradas no fundo do mar. Esta linha apresenta sete pares de brincos longos, formados por gotas de brilho e cor profusa. Uma reverência à variedade de cores que se reflete sobre as águas do mar, todos os modelos são feitos com uma mistura de diferentes tonalidades de Ouro Nobre e ouro rosé. Há três tamanhos de ouro salpicado com alguns diamantes cognac; dois que misturam safiras em leve tonalidade de verde com diamantes; e outros dois com safiras cor-de-rosa e diamantes.

Nenhum comentário: