segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conheça os benefícios do laser e da luz pulsada

As estrias se assemelham a “cicatrizes” na pele e alteram a sua aparência, principalmente em regiões como nádegas, quadril, abdômen e costas. Seu aparecimento está relacionado à uma ruptura das fibras de colágeno e elastina, que acontece por causa da distensão exagerada da pele, ocasionada pelo processo natural de crescimento em jovens, pela gravidez ou ganho de peso, ou devido às alterações hormonais.
Para falar sobre o assunto e os tratamentos disponíveis por meio de laser e luz pulsada, oferecido pelo equipamento Palomar Starlux, importado para o Brasil pela Medpro, conversamos com a Dra. Valéria Campos (CRM-SP 73176), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), ex-aluna de Rox Anderson (inventor do primeiro aparelho de Laser usado para tratamentos estéticos) e especialista em Laser pela Harvard Medical School e pelo Massachussets General Hospital.

1. Em quais estágios das estrias o sistema de laser e luz pulsada pode ser usado?

Podemos classificar as estrias em dois tipos: as recentes, que são geralmente elevadas e vermelhas, porém podem ser brancas, e frequentemente coçam; e as tardias, que são geralmente brancas e atróficas. Ao toque, são percebidas como depressões lineares.
O laser trata todos os dois tipos de estrias, mas é claro que as vermelhas, mais recentes, respondem melhor ao tratamento do que as brancas. As tardias tendem a diminuir de tamanho, tornando-se menos visíveis, com este tratamento.

2. Como a tecnologia do laser fracionado não ablativo age no tratamento das estrias?

O Laser fracionado não ablativo (Lux 1540 ou Lux 1440 do Starlux) é indicado para os dois tipos de estrias. O laser tem afinidade pela água e ao atingir a pele causa um superaquecimento. Essa queimadura é muito controlada e não chega a arrancar a pele, por isso é não ablativo. Além disso, atinge micropedaços da pele, deixando áreas de pele intactas entre as ilhotas de pele atingidas, ou seja, aquecimento fracionado. É essa pele que não foi afetada que vai facilitar a cicatrização das colunas de tecido atingidas pelo laser. As pequenas pontes de pele intacta permitem a reestruturação da epiderme (camada superficial da pele) de uma forma mais rápida, cômoda e com riscos mínimos de efeitos colaterais. Essa tecnologia é contra-indicada na gestação e em pessoas com doenças muito debilitantes. Tem como vantagens a segurança e eficácia, mas ainda é uma técnica cara.

3. Como a tecnologia da Luz Intensa Pulsada age no tratamento das estrias?

A tecnologia como a Luz Pulsada Lux MaxG do Starlux é recomendada para o tratamento de estrias vermelhas. A luz é emitida em contato direto com a pele e vai atuar nos vasos, nas manchas e um pouco no colágeno. No caso da estria vermelha, os alvos são os vasos que dão cor avermelhada a elas. O vermelho dos vasos recebe um aquecimento, enquanto a pele normal é protegida por ter menor reação à luz e por um sistema de resfriamento. Esse aquecimento destrói os vasos e estimula o nascimento de colágeno. Essa técnica é contra-indicada em peles bronzeadas ou muito morenas. As vantagens é que é uma tecnologia não dolorosa e mais barata que o laser.

4. Quantas sessões são necessárias e quanto tempo, dura, em média, cada uma?

A freqüência do tratamento é de uma vez por mês, durante um período que varia de três a seis meses, de acordo com o quadro. A sessão dura, em média 20 minutos, mas depende muito do equipamento usado e do tamanho da área a ser tratada.

5. Como deve ser a manutenção da pele após o tratamento?

A manutenção não é obrigatória, mas a dieta deve ser saudável e a oscilação de peso deve ser a mínima possível.

6. Quais são os cuidados que o paciente deve ter durante o tratamento? (não expor a região ao sol, usar determinados cosméticos, por ex.)

Existem tratamentos mais agressivos e menos agressivos. Quanto mais agressivo menor o numero de sessões, porém mais riscos de manchas e mais tempo a região deve ficar longe do sol. Numa media, a área tratada deve ficar coberta por no mínimo 30 dias. O dermatologista deve prescrever um creme adequado para acalmar a pele e um ácido para estimular a síntese de colágeno.

Sobre a MEDPRO

A MEDPRO (www.medpro.com.br) é uma empresa brasileira, fundada no ano de 2004, que atua com soluções para restauração da saúde e beleza da pele facial e corporal. A empresa importa, comercializa e faz locação de aparelhos de alta tecnologia, aprovados pelo FDA e Anvisa. Seu portfólio inclui alguns dos equipamentos mais utilizados no mercado nacional, como o Starlux e Slimlipo, da Palomar, e Reaction, da Viora, equipamentos voltados para rejuvenescimento, epilação, lesões vasculares e pigmentadas, lipoescultura a laser, tratamento da celulite, melhora do contorno corporal, redução de gordura e estrias, entre outros procedimentos. Desde 2009, a MEDPRO tem acesso aos dermatologistas mais conceituados do país e também comercializa as Próteses Mamárias Arion, fabricadas na França, consagradas pela alta qualidade e segurança.

Nenhum comentário: