segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fashion TV Brasil apresenta especialSemanas de Moda Inverno 2011 – SPFW


Fotos: Divulgação
A edição em que o SPFW comemora seus quinze anos ficou marcada pelo furacão de celebridades que passaram pelo evento, pela evolução da moda apresentada, pelo peso que o Brasil ganhou no mundo e a equipe da Fashion TV Brasil traz num especial de uma hora todas as nuances desse espetáculo.
Em uma entrevista com Maria Prata, Graça Cabral, uma das diretoras do SPFW, conta: “nunca enxergamos o SPFW como um evento, mas, sim como um projeto. Acho que estamos no meio do caminho. É um projeto de no mínimo 30 anos”. Graça conta da evolução que percebe na moda brasileira e alguns do mais celebrados jornalistas internacionais concordam. Michael Roberts, editor da revista Vanity Fair, que acompanha a semana de moda desde 2000, diz que “há cinco anos, os estilistas brasileiros deixaram de se envergonhar de sua bagagem cultural e a moda deu um salto. Antes tudo que era folclórico era visto com muita desconfiança pelos designers daqui.” Juliet Warkentin, editora do bureau de tendências WGSN, completa “os estilistas brasileiros estão mais ousados. Hoje a moda criada aqui se distingue daquela criada em qualquer outro lugar do mundo”. Entre os jornalistas internacionais a Osklen, de Oskar Metsavaht, é quase uma unanimidade.
Como não poderia deixar de ser, Maria Prata apresenta as macrotendências da estação: geometrias, sportswear de luxo e fetiche e androginia estiveram presentes em quase todas as passarelas e devem saltar às ruas. A editora-chefe do canal elege ainda as dez melhores coleções da temporada. Reinaldo Lourenço, Huis Clos e Osklen encabeçam a lista.
Noutro lado da Bienal, Barbara Thomaz quer saber se a presença das celebridades na passarela ajuda ou atrapalha mais. Nessa edição, estiveram aqui Ashton Kutcher, Demi Moore, Gisele Bündchen, passando pela transexual Lea T. e a socialite Paris Hilton. O ex-craque Raí, acredita que a celebridade pode contribuir, mas não pode tomar o lugar da roupa. O stylist Paulo Martinez e o estilista Ronaldo Fraga, são taxativos: “é só dor de cabeça”. A top-model Alessandra Ambrósio e a atriz Laura Neiva lembram que o público adora uma passarela estrelada. A jornalista Erika Palomino arremata a discussão dizendo que o perigo é a semana de moda virar a Marquês de Sapucaí.
A maquiadora Vanessa Rozan ensina a maquiagem certa para ficar em dia com a moda e Di Ferrero, do NX Zero e repórter especial da Fashion TV Brasil, recebe cantadas das modelos. Costanza Pascolato, ícone de estilo, e a jornalista Jana Rosa, símbolo de ousadia, mostram os seus looks para enfrentar os seis dias de SPFW.
O programa mostra também o modo de usar as tendências no dia-a-dia.


O especial Semanas de Moda Inverno 2011 – São Paulo Fashion Week estreia no sábado, dia 19, às 22h30, com reapresentações no domingo, dia 20, às 14h; segunda-feira, dia 21, às 16h; terça-feira, dia 22, às 22h30; quarta-feira, dia 23, às 11h30, quinta-feira, dia 24, a meia noite, sexta-feira, dia 25, às 14h e sábado, dia 26, às 20h30. 

Nenhum comentário: