terça-feira, 29 de março de 2011

Tecnologias em 3D serão destaque na Tecnotêxtil Brasil 2011 em SP no mês de abril

Sempre em busca de maior competitividade no mercado, os fabricantes de máquinas, equipamentos e acessórios do segmento têxtil têm a cada dia simplificado mais os itens e processos que atendem este setor, atentos nos custos/benefícios. E a grande aliada é a tecnologia. Boa parte das novidades e tendências deste mercado em 2011 serão apresentadas daqui alguns dias durante a Feira Tecnotêxtil Brasil. A mostra acontecerá em São Paulo, de 12 a 15 de abril no Expocenter Norte, já tendo confirmada até o momento a presença 12 países representados. O evento está sendo organizado e promovido pelo grupo FCEM.
E entre os atrativos deste ano também estão tecnologias utilizando 3D. “Simulações a partir de softwares que oferecem a tecnologia 3D são bastante convenientes. Os profissionais envolvidos têm uma percepção muito melhor de como ficará o produto antes de ir para a máquina, eliminando erros”, revela Júlio Miranda, coordenador de pós-venda da catarinense Silmaq, uma das empresas expositoras da feira. Miranda se refere ao Nippon Smart Sttich, programa que auxilia confeccionistas em suas novas criações de bordados. Ainda de acordo ele, “este software ocupa pouca memória, mantendo a velocidade do computador, sendo possível ver na tela como ficará o seu bordado e apliques em detalhes mínimos”.

Impressão digital e economia de tecidos

Equipamentos e suprimentos de impressão digital também devem ganhar destaque na feira. O efeito visual destas máquinas é bastante atrativo, sempre cercado de muita curiosidade por parte do público visitante. Novas opções devem ser oferecidas ao mercado. De acordo com a Sign Supply, empresa paulista que trabalha com impressão digital e suprimentos, um dos equipamentos destaque na Tecnotêxtil Brasil neste ano é o Prismatex. A máquina, com 1.62m de largura, imprime direto em tecidos como algodão, seda, poliéster, linho, viscose e outros, atingindo uma velocidade de até 19m²/h. Segundo a empresa, uma das grandes vantagens em se trabalhar e investir na aquisição de um equipamento destes está na impressão, de altíssima qualidade.
A economia em tecidos também é uma preocupação bastante presente para quem atua na indústria têxtil. Radicada em Florianópolis (SC), o grupo Audaces também promete trazer tecnologias de ponta para serem apresentadas na feira Tecnotêxtil Brasil, entre elas a Audaces Neocut. A cabeça de corte da máquina é totalmente controlada por computador. De acordo com a empresa, a precisão dos cortes em diferentes formatos, garante maior economia de tecidos, graças aos seus encaixes compactos e ágeis, atendendo as necessidades de indústrias do vestuário, estofamento, automotiva e marítima, com baixo custo de manutenção e reduzido consumo de energia.
Outras novidades dos expositores da Tecnotêxtil Brasil 2011 em São Paulo podem ser visualizadas pelo sitewww.tecnotextilbrasil.com.br

Nenhum comentário: