Com um total de 19 pré-inscrições já efetuadas, São Paulo é responsável por 47,5% dos concorrentes ao prêmio do Brasil Fashion Designers – Sudeste.O concurso está entre os eventos paralelos da feira Tecnotêxtil Brasil, que ocorre entre os dias 12 e 15 de abril de 2011, no Expo Center Norte, e tem como principal objetivo revelar ao cenário fashion nacional a genialidade das criações de jovens designers.
Em sua primeira edição regional, o evento deve contar com a participação de mais de 50 instituições de ensino dos estados do sudeste brasileiro. “O Brasil Fashion Designers chega para incentivar a criação de moda no sudeste brasileiro premiando e dando visibilidade aos jovens talentos. Estamos muito contentes com a quantidade de pré-inscrições e esperamos que este número ainda cresça. Somos gratos aos coordenadores dos cursos de moda dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo que estão se empenhando na divulgação do BFD-Sudeste”, explica Ricardo Gomes, coordenador do Brasil Fashion Designers e gerente de projetos especiais do grupo FCEM, empresa promotora do evento. Conforme Gomes, até agora o concurso conta com um total de 40 pré-inscrições. Depois de São Paulo, o estado com o maior participação é Minas Gerais, com 11 pré-inscrições (27,5%), seguido do Rio de Janeiro, com 9 (22,5%)e pelo Espírito Santo com 1 (2,5%). Entre as instituições de ensino com maior número de participantes estão a Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FUMEC (Belo Horizonte – MG) e o SENAI CETIQT (Rio de Janeiro – RJ), ambos com 7 pré-inscritos, seguidos da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo – SP), que conta com 6 pré-inscrições. O regulamento completo do concurso está disponível no site www.brasilfashion-d.com.br, sendo que o prazo para as inscrições segue até o próximo dia 17 de janeiro.
Premiação
O prêmio para o vencedor do concurso é uma viagem de pesquisa de moda com todas as despesas pagas para Berlim, Alemanha, onde acontecerá a Bread & Butter, importante feira de Jeanswear, além de uma licença do Audaces Idea Full (software de criação), treinamento via Ead do software e contrato do Clube Audaces por seis meses, no valor de R$ 16.494,00 (dezesseis mil quatrocentos e noventa e quatro reais). Já o segundo colocado leva uma licença do pré-pago Audaces Fashion Full e recarga do software por seis meses, no valor de R$ 4.080,00 (quatro mil e oitenta reais), e o terceiro uma licença do Pré-pago Audaces Fashion Creare com recarga do software por três meses, no valor de R$ 2.880,00 (dois mil oitocentos e oitenta reais). Um dos dez finalistas do BFD ainda vai incorpora r a lista dos finalistas do projeto Ponto Zero da Casa de Criadores de São Paulo, uma ação destinada a jovens designers. Nesta edição, o tema central é “A arte de Arthur Bispo do Rosário”. A coleção dos participantes deverá ser inspirada na obra do artista, que nasceu em 1911 na cidade de Japaratuba (SE) e morreu em 1989 no Rio de Janeiro (RJ).
O concurso é apresentado pela Audaces com o patrocínio da Tavex, Vicunha Têxtil, Adar Tecidos e Cedro Têxtil. O evento conta ainda com o apoio da Cardenas – Máquinas e Matrizes e Botões para Forrar, Brinquedos Estrela, Boneca Susi e Be_Hype – Butique de Projetos. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - RJ apoiam o projeto através do Museu Bispo do Rosário, sendo que o apoio instituicional é da ABEST – Associação Brasileira dos Estilistas, TexBrasil – Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Apex-Brasil – Agência Brasileira de Exportações e Investimentos. www.tecnotextilbrasil.com.br
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