sexta-feira, 23 de março de 2012

As tendências em Cosmetologia debatidas no Meeting de Dermatologia 2012

Milhares de médicos dermatologistas do mundo inteiro se reuniram, entre os dias 16 e 20 de março de 2012, na cidade de San Diego (Califórnia – EUA) no 70º Meeting de Dermatologia, realizado pela Academia Americana de Dermatologia (AAD), para apresentar resultados de estudos científicos e debater diferentes temas da área, o que inclui tratamento de doenças de pele, equipamentos e cosmetologia.
Dra Ada Alcinéa da Mota, diretora científica e fundadora da ADCOS Cosmética de Tratamento, participou desse importante evento com o objetivo de identificar as tendências em ativos de última geração para procedimentos dermatológicos e estéticos. “Para manter a empresa na vanguarda do mercado de dermocosméticos no Brasil, é fundamental estarmos lado a lado com os especialistas. No Meeting, verificamos que os produtos Adcos estão totalmente sintonizados com as mais recentes tendências nacionais e internacionais em Cosmetologia”, ressalta Dra. Ada.
A diretora da Adcos nos apresenta, a seguir, os principais ativos debatidos pelos médicos para rejuvenescimento, clareamento da pele, ação antiglicante, estímulo à síntese de colágeno, proteção solar, entre outros assuntos.

Hidratação e rejuvenescimento

· Ácido Hialurônico: vários estudos destacaram o uso do Ácido Hialurônico na formulação dos dermocosméticos, confirmando que a substância, um sucesso nos procedimentos dermatológicos realizados nos consultórios, também desempenha importante papel no tratamento tópico. “O ativo atua na retenção de água na pele (propriedade higroscópica) e promove hidratação imediata e duradoura, ou seja, fundamental para a saúde da pele. Esse ingrediente também ajuda a preencher rugas superficiais e linhas finas”, comenta.

· Vitamina C: este ingrediente voltou a ser valorizado pelos dermatologistas, pois a tecnologia da indústria cosmética evoluiu e as formulações estão mais estáveis. A Vitamina C tem potente ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. Ele combate as rugas, até mesmo as mais profundas, e estimula a síntese de colágeno. “Essa é uma substância extremamente versátil. Além de atuar no rejuvenescimento, ela melhora a distribuição da melanina, clareando manchas senis, iluminando e uniformizando o tom da pele”, diz Dra. Ada.

· Retinol: se mantém como um dos ativos mais estudados e comprovados no tratamento antienvelhecimento e é um derivado do ácido retinoico. Promove a renovação celular e regula a queratinização. Com isso, melhora a textura da pele, alisando seu relevo irregular. Preserva também a derme, melhorando a elasticidade e firmeza.

Niacinamida: essa substância é a forma ativa da vitamina B3 e tem várias propriedades: incrementa a hidratação da pele, aumenta a síntese de queratina e de ceramidas, reduz as rugas e é antiglicante, ou seja, protege o colágeno contra sua degradação. Além disso, clareia as manchas da pele envelhecida. “Também é outra substância com ampla atuação, pois é reconhecida por sua propriedade antioxidante, ou seja, minimiza os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce”.

Proteção solar e fotoenvelhecimento

· FPS acima de 30: quando o assunto é proteção solar, a recomendação é que os consumidores usem produtos com proteção UVB alta, acima de FPS 30, para compensar a pouca quantidade aplicada, normalmente, pelas pessoas no dia a dia. “Hoje em dia, as pessoas passam na pele nem metade da quantidade ideal de protetor solar”, explica a Dra. Ada.

· Filtro solar com proteção contra a luz visível: o uso de filtro solar com proteção contra a luz visível é outra tendência que se consolidou entre a classe médica, porque este tipo de formulação impede o fotoenvelhecimento provocado pela luz visível.

· Proteção UVA: na escolha dos produtos, os consumidores devem priorizar aqueles que oferecem proteção UVA, comprovada por testes, indicada pelo valor do PPD mencionado nos rótulos. “A ADCOS já incluiu este dado nos rótulos de seus protetores solares há alguns anos. As legislações norte-americana e a brasileira passaram a exigir, desde o ano passado, este tipo de informação nesta categoria de produto”, informa Dra. Ada.

· Protetores solares multifuncionais: este tipo de produto ganhará cada vez mais visibilidade no mercado. São as formulações que oferecem ingredientes antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, e ativos com ação antiglicante, além da proteção UVA e UVB. “As pesquisas científicas mostram que o processo de glicação também acelera o envelhecimento. Isso ocorre quando uma molécula de glicose se une a uma proteína saudável, isso leva à formação dos AGEs, que estimulam a produção de radicais livres e, consequentemente, à formação de rugas. As formulações dos dermocosméticos trazem ativos que “limpam” o organismo destes AGEs”, ressalta a diretora.

Nenhum comentário: