sexta-feira, 27 de junho de 2008

Fim de semana

Para quem está em Porto Alegre, aí vão duas opções para quem quer fazer comprinhas e ver gente bacana neste sábado.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Volta por cima



Depois de um tempo longe, o estilista Thierry Mugler, famoso nos anos 80 por suas mulheres sedutoras e fortes, com ombros marcados, cintura afilada e um certo design moderno que lembra a aerodinâmica de insetos, volta a apresentar uma mini-coleção em Paris em julho. Com uma estética mais suave, mas mantendo o estilo que o consagrou, Mugler parece ter voltado com força depois desses dois anos, como se estivesse esperando exatamente o momento de relançar suas criações.

Fotos: croqui reprodução e foto internet

Semanas de peso


Acabou por aqui a maratona de desfiles e agora o foco se volta para as semanas internacionais de primavera-verão 2009. Navegando pela internet encontrei no IG as datas e o line up da semana parisiense masculina de prét-a-portèr. Aí vai:

Milão (encerrada) - 21 a 25/06 Versace, Alexander McQueen e a sempre super aguardada Prada são algumas das marcas que fazem parte.

Paris - de hoje a 29/06 Galliano, Givenchy, Dior, Hermès e Louis Vuitton são alguns exemplos.
30/06 a 3/07 luxuosa semana de Alta Costura
28/09 a 5/10 semana de moda feminina (a mais importante de todas!)

Nova York - 5 a 12/09 NY Fashion Week

Londres - 14 a 19/09


Line-up
Quinta-feira, 26 de junho
10h30 U-ni-ty
11h30 Kilgour
12h30 Gaspard Yurkievich
13h30 Julius
14h30 Louis Vuitton
16h00 Number (n)ine
17h00 Jean Paul Gaultier
18h00 Yohji Yamamoto
19h00 Véronique Branquinho
20h00 Dries van Noten
21h00 Henrik Vibskov

Sexta-feira, 27 de junho
10h00 Junya Watanabe Man
11h00 Blaak Homme
12h00 Thierry Mugler
13h00 Kris Van Assche
14h00 Kiminori Morishita
15h00 Kenzo Homme
16h00 Comme Des Garcons Homme Plus
17h00 Cerruti
18h00 Givenchy
19h00 Romain Kremer
20h30 John Galliano

Sábado, 28 de junho
10:00 Jeroen Van Tuyl
11:00 Miharayasuhiro
12:00 Kazuyuki Kumagai / Attachment
13:00 Tillman Lauterbach
14:00 Ann Demeulemeester
15:00 Armand Basi
16:00 Smalto
17:00 Damir Doma
18:00 Emanuel Ungaro
19:00 Petar Petrov
20:00 Hermès
21:00 Raf Simons

Domingo, 29 de junho
10h00 Antonio Miro
11h00 Lanvin
12h00 Bernhard Willhelm
13h00 Wintle
14h00 Dior
15h00 Masatomo
16h00 Juun J
17h00 Paul Smith
18h00 Wooyoungmi
19h00 Agnès B.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O lúdico do faz-de-conta



O talento e a sensibilidade de Lino Villaventura não têm limite! Verdadeiro artista, supera as expectativas a cada coleção e brinda os espectadores com criações mágicas e sempre muito bem arquitetadas. Dessa vez, abusando de cores e geometrias, foi a fundo no imaginário infantil e me trouxe recordações de bonecos, mundos abstratos e Castelo Rá Tim Bum, dentre outras ficções agradáveis de um tempo que não volta mais.
Buscando se apropriar do mundo feminino, a Reserva partiu do conceito Dândi para fazer do homem moderno um ser mais delicado e elegante, capaz de entender e desfrutar das pequenas coisas da mesma forma como as mulheres o fazem.
E a infância, agora na forma da inocência, apareceu em peças delicadas e confortáveis apresentadas pela Vide Bula, em tons pastéis e muitas flores, numa referência setentista bastante explorada nas temporadas de verão.
Carlota Joaquina apostou no brilho molhado, nas peças curtas e em volumes interessantes que dão elegância às roupas.
As bailarinas de caixinhas foram lembradas por Priscilla Darolt, com saias estruturadas que misturam o visual colegial aos tu-tus das bailarinas, além de detalhes como golas, pregas, dobras e babados, conferindo o visual boneca às mulheres.
E para pontuar o tema dessa edição, Erika Ikezili homenageou suas raízes nipônicas com a releitura de estampas e quimonos, lembrando o passado e o presente de uma cultura riquíssima em elementos como é o Japão.

Fotos: Charles Naseh

Natureza e rococó


A delicadeza com que Pedro Lourenço construiu suas mulheres-pássaro me chamou a atenção. Talento jovem dedicado e com dna a seu favor, ele abordou a natureza sobre uma linguagem diferente dos outros, trazendo o olhar e a leveza das aves para o nosso mundo e transformando peças do vestuário em obras de arte com vida própria. Sua mãe, Glória Coelho, mostrou texturas amassadas e brilho molhado, drapeados, franzidos, babados e cores sóbrias, além de marcar o pescoço como ponto forte em vários modelos.
Já a ingenuidade e beleza dos looks de Maria Garcia mostram a que a grife veio. Mulheres elegantes, com alma jovem, bom gosto e desejo de uma vida confortável são pontos fortes, assim como a ingenuidade dos babadinhos e das cores. Uma graça!
Mário Queiroz mostrou homens elegantes e irreverentes, com dourados muito presentes, comprimentos menores e peças ajustadas, além do grafismo que dá uma sensação vertiginosa e porque não tridimensional.
A moda praia da Poko Pano veio na forma de peças maduras, com modelagens para vários tipos físicos e uma provável inspiração no mundo das pin ups, com toda a sensualidade que épocas passadas conferiam ao look só que num tom de modernidade pra os dias atuais. Simone Nunes usou elementos da praia para suas peças, com cordas e cores neutras. As formas tubulares e o monimalismo foram fortemente explorados.
Mas a beleza e a criatividade voltaram a imperar no desfile de Samuel Cirnansck, que trouxe o passado de forma majestosa, buscando no rococó sua fonte de inspiração. O desfile foi elegante e com toda a pompa e suavidade que a época evoca, um luxo.
Já o encerramento, com a Colcci, vale mais pela über model que pelas peças. A coleção não traz nada de novo e não parece condizer com os valores pedidos nas lojas. Muito tie-dye e cintura alta pontuaram, mas não pareceram agradar. Enfim, me lembro de quando a marca era super desprezada aqui no sul e vendia moletons superlargos com aquele coala (ou seria cachorrinho?) gigante. Acho que as campanhas com a Gisele são bacanas e o investimento em marca válido, só que falta a contrapartida das roupas para acompanhar.

fotos: Eládio Machado

Colorindo o verão



O verão 2009 mostrado pela Natura traz muita vida para as maquiagens. Bocas brilhantes, nos tons escuros ou claros, e olhos marcados com sombra colorida chegam com força total na próxima estação
Segundo Marcos Costa, maquiador da Natura, a palavra-chave é saúde. "A regra número 1 é manter pele e lábios sempre hidratados e protegidos do sol".
E para ajudar às mulheres a construírem um look atual para a estação, aí vão os passos de Costa: Limpar a pele e aplicar uma base de textura leve, de maneira uniforme, no rosto todo, deve ser a primeira etapa. As fluídas são as mais indicadas, por conferirem um aspecto fresco e natural à pele. A finalização deve ser feita com pó compacto, apenas nas peles mistas e oleosas.
Com a pele preparada, aplique sombra verde na pálpebra móvel, e esfumace da raiz dos cílios até a dobra. “Os tons metálicos sofisticam o visual”, indica Marcos. Sobre a sombra, para marcar o olhar, aplique delineador rente à raiz dos cílios superiores e complete com máscara de cílios pretos.
Nos lábios, tudo é permitido. O batom é o grande ícone da maquiagem e retoma seu posto no verão. “Essa é a estação das bocas. Tons pastel, cores vivas, vibrantes, desde cereja, passando por berinjela até os marrons e vermelhos. Seja qual for a cor, deve combinar com a personalidade de quem está usando o batom” afirma.
Para finalizar, o blush em tons dourados traz a cor do bronzeado saudável. Produtos bronzeantes, que deixem o rosto brilhante, serão excelentes pedidas para a estação. Um batom vermelho, perfume fresquinho e cabelos curtos são a aposta do maquiador.

Foto: divulgação Natura

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tecnologia e natureza em harmonia


O foco na natureza não é nenhuma novidade nessa temporada, assim como em tantas outras. Minimalismo, cores sóbrias, volumes, transparências, dimensões matemáticas, folk, anos 60 e 70 se misturam para mostrar um verão diferente, porém bebendo de uma fonte já existente.
Nos desfiles da sexta-feira, Ronaldo Fraga voltou à temática da água, já vista na Ellus, mas de outro ponto de vista, com seu desfile protesto em relação à transposição das águas do rio São Francisco. As texturas, cores e estampas fizeram uma ciranda desde a nascente do rio, passando pelo seu percurso e as vidas que dele fazem parte até chegar à morte do mesmo. Além da maestria como foi apresentado o tema e da beleza das peças, a apresentação foi uma verdadeira aula geopolítica.
Jefferson Kulig trouxe tecidos tecnológicos cortados à laser, também lembrando o trabalho de Nakao, e mostrou uma tecnologia a serviço do bem estar em seus chapéus com proteção solar.
Amapô contou com a ajuda da matemática para construir suas formas geométricas e ao enfileirar seus modelos no final, lembrou o efeito de lápis de cor juntos na caixa, bastante lúdico.
Fraques apareceram como ponto alto de Miguel Vieira, que mostrou uma coleção comercial muito bonita e com o dourado muito forte tanto para homens quanto mulheres. A Rosa Chá masculina também ficou no comercial, sem muitas inovações, apostando na beleza e sensualidade dos corpos.
André Lima mostrou formas oitentistas e com detalhes variados na construção das silhuetas, sempre valorizando o corpo feminino, e Wilson Ranieri manteve suas mulheres impecáveis em vestidos minimalistas elegantes.

Foto: Eládio Machado

sábado, 21 de junho de 2008

Sensualidade revelada

Amei o desfile de Reinaldo Lourenço. Suas peças bem estruturadas e principalmente a delicadeza dos tecidos furadinhos como telas com caimento impecável e também no mosaico construído pelos recortes. Lembrou a costura do invisível de Nakao, um charme. Laçarotes, cores chiques e fluidez completaram o leque de possibilidades.
A Cavaleira abusou da minha cor favorita, o verde, mostrando uma natureza rock n' roll divertida, sobreposta e jovem.
As mulheres de Herchcovitch, ao contrário dos homens, apareceram mais delicadas, dando evidência aos ombros com formas amplas e trabalhadas, além de pernas em evidência. Uma sensualidade forte e altiva.
Amy Winehouse reapareceu no desfile da portuguesa Anabela Baldaque, cheio de flores e O Estúdio apostou na mistura de estampas gráficas e bastante marcantes.
Já na moda praia, extremamente elegante, mostrou o luxo de saídas e outras peças para comporem com os biquínis, tirando desses o estigma de roupas de banho e consolidando-os como peças indispensáveis no conjunto da obra.
A Neon, além de apostar nas roupas super étnicas, trouxe o monoquíni e o topless para esquentarem sua coleção!

Fotos: Eládio Machado

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Estética do Funk no Kzuka!


Foi publicada hoje no site do Kzuka a matéria sobre o trabalho que fiz ano passado com colegas do Senac que conheci durante o curso de pós em moda. Vale a pena conferir!
http://www.clicrbs.com.br/kzuka/jsp/home.jsp?secao=detalhe&localizador=Kzuka/kzuka/Porto%20Alegre/Kzuka+vai+Fundo/25571&section=Reportagens

Elegância no bem viver


Pelas apostas apresentadas, o verão 2009 deve realmente ser mais sóbrio do que estamos acostumados. Acredito que esse ciclo do maximalismo e minimalismo fazem parte, assim como o aperta-alarga e o desce-sobe dos comprimentos. As cores, mais elegantes e neutras, ganham alguns tons como azul, coral, vermelho e verde, mas o preto e branco e os tons areia e perolados são os mais fortes. O movimento dos anos 70 e o apelo étnico misturam culturas e mostram uma miscigenação que para mim tem tudo a ver com o multiculturalimo e a busca pela paz. As modelagens amplas mostraram um outro ponto de vista para a sensualidade, muito mais voltada ao sentir-se bem. 
No terceiro dia, Huis Clos mostrou sua alfaiataria de muito bom gosto e a Maria Bonita trouxe formas amplas e leituras para o macacão, além do cardigã lembrando rede de pesca. Iódice trouxe uma coleção que lembrava Chanel e as marcas Blue Man, Animale e Alexandre Herchcovitch buscaram nas estampas e cores de culturas e etnias fonte para a inspiração. Os homens de Herchcovitch ainda vestiram o masculino e o feminino em composições bastante urbanas.  

Foto: Eládio Machado

Deleite sensorial


Experimentei essa semana o perfume da Natura Águas Flor de Maçã. Confesso que não sou muito ligada a colônias, às quais deixo apenas pra o verão, mas essa me encantou pois mesmo combinando notas florais-frutais, não me deixou parecendo uma boneca moranguinho ou algo parecido. Achei elegante, nem de longe doce (não me agradam fragâncias adocicadas) e melhor, posso usar nos dias frios sem preocupações. Sim, porque no frio em que estamos não é qualquer cheiro que nos agrada. E tem mais um detalhe! A embalagem é muito charmosa, fica super bonita no banheiro e traz uma sensação de conforto e bom gosto. Vale a pena!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Sobriedade, juventude e amadurecimento


A Ellus abriu o segundo dia atraindo a atenção dos presentes pelo seu aquário onde modelos nadavam vestidos. Na passarela, as peças desfiladas trouxeram preto, muito banco, listras, transparências, babados e balonês, além da alfaiataria. Uma coleção bastante usável, bonita e madura. FH mostrou elegância para mulheres de atitude com muito preto, brilhos, tramados, fluidos, estruturados e cinturas no lugar, sem fugir de sua linha mesmo em uma nova marca. A UMA seguiu na elegância, brincando um pouco com o ar rock n' roll, tema bastante desenvolvido na juventude e rebeldia da Triton, misturado à doçura e delicadeza de borboletas, símbolos da liberdade e do amadurecimento. Os homens da V. Rom, confesso, estavam um arraso com combinações e peças ousadas, como se tivessem dado uma espiada no guarda-roupa feminino antes de construir suas sobreposições. Confesso, no entanto, ter achado um tanto quanto fora da realidade nacional, consegui enxergar europeus e até australianos, mas poucos tupiniquins dentro das composições. Não que eu seja conservadora, mas talvez o público-alvo ainda seja bastante e tenha que comer muito feijão com arroz (ou seriam cheeseburgers?) para compreenderem toda essa grandeza. Enfim, vale aguardar e conferir.
Já a moda praia, confesso ficar de queixo caído com as criações e com as modelos. Quem sabe ainda poderei entrar em tais peças com tamanha maestria e jogo de cintura?


Foto: Eládio Machado

terça-feira, 17 de junho de 2008

Gladiadoras permanecem no front


Assistindo ao primeiro dia de SPFW de minha cadeira cativa (meu mac em casa e via GNT Fashion na TV), não pude deixar de constatar algo muito agradável: as sandálias estilo gladiador continuam causando frisson em mais uma estação. Elas já tinham aparecido durante o Fashion Rio e agora deram o ar da graça em sampa também. Bom porque é um investimento que atravessa coleções e continua ditando moda e esbanjando sensualidade aos pés semi-cerrados.
Ah, e não posso deixar de citar a beleza do desfile da Forum Tufi Duek, onde o estilista conseguiu captar o movimento e as cores desérticas em peças delicadas, femininas e muito elegantes, em tecidos fluidos e com caimento que parecia escorregar pela pele das modelos ou ditar novos contornos. A Osklen também apostou nas cores da natureza, trazendo uma coleção onde a elegância e o conforto se fundem em peças largas e sobreposições. Fábia Bercsek trouxe bonecas para passarela e o folk de Patrícia Vieira e da 2nd Floor trouxeram com flores, grafismos e linhas que mantiveram a tendência dos anos 70 bastante forte para a temporada.

Foto: Eládio Machado

Dior Cruise Collection 2009

E para complementar o post sobre releitura, achei legal postar o vídeo com a primeira parte do desfile Dior Cruise Collection 2009, onde o passado reaparece de forma magestosa em um desfile fenomenal e expõe toda essa questão levantada.
Apesar da minha dúvida levantada anteriormente, assim como meus contemporâneos, também sou ligada às décadas passadas e a todo o romantismo que as lembranças, mesmo que de um tempo em que não vivi, evocam.

bailarina de plástico


Objeto de desejo no verão europeu, a sandália da Fendi de borracha lembra nossas melissas e sandálias infantis (como as da xuxa em minha infância). Confesso que ao vê-la não senti desejo algum de consumo, mas lembrei da minha infância, de minhas bonecas e tudo mais. Mesmo assim, não posso deixar de lembrar que as nossas melissas possuem designers parceiros que criam modelos fantásticos e que o mercado de sandálias de plástico e borracha são um filão interessantíssimo e super promissor.

Releitura


O novo milênio despertou um interesse impressionante pelo passado. A informação e o consumo, cada vez mais rápidos, não são capazes de criar apenas novidades, mas proporcionam releituras muito rápidas e vorazes da moda de décadas passadas. Novas tecnologias ampliam o leque de customizações, trazem novos materiais e possibilitam inovações que não eram possíveis nas décadas que servem de inspiração, mas a verdade é que temos um apetite voraz por tudo que traga um certo conforto, uma recordação do passado e de todo o glamour que vem com ele. Anos 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80 se misturam e são reproduzidos nas passarelas em inspirações, cópias, cabelos, estilos e trilhas, colocando o público de frente com a possibilidade de viver novamente em épocas que não voltam mais. Mas qual será o verdadeiro motivo? Porque inconscientemente buscamos com tanto fervor coisas que deveriam ter ficado pra trás? A humanidade sempre gostou de resgatar em seu passado temas e costumes, mas nunca se viu tamanha voracidade. Será que o futuro não passará de um emaranhado de imagens construídas como um mosaico de novidades e antiguidades? Ou essa é só uma fase de transição antes de descobrirmos o verdadeiro propósito desse novo século e milênio? E o que será moda mais pra frente?

Foto: Getty/internet
Post publicado tb no site SPFW

sábado, 14 de junho de 2008

Tendências


Dos últimos desfiles que conferi, resolvi comentar apenas dois, pois mesmo tendo gostado de outros acredito que muitas tendências se repetem e não cabe ficar repetindo.
Ivan Aguilar trouxe uma coleção masculina com elementos delicados e cores claras que deram leveza ao homem de forma sofisticada, uma visão balneário chic para eles, onde cores suaves, listras e floreados não polemizaram a masculinidade dos modelos, mas elevaram a sensibilidade crítica do vestir para esse público, mostrando que é possível conciliar elementos sem necessariamente entrar no guarda-roupas do sexo oposto.
A Melk Z-DA apostou nas transparências, nas formas, detalhes e volumes para criar peças delicadas e femininas para mulheres que sabem pontuar sua sensualidade sem entrar no universo menina-moça. Na cartela de cores os tons frios dominaram.
Aliás, a aposta nas transparências, volumes, plissados, drapeados, babados e outros detalhes foram bastante marcantes em grande parte dos desfiles da semana de moda carioca, assim como as cores mais sóbrias com destaque para alguns tons mais alegres como amarelo e laranja, por exemplo, inspiração nos anos 60 e 70 e um minimalimo que veio tomando conta, deixando de lado os vários acessórios das coleções passadas e apostando nas peças como ponto forte. Estampas gráficas e muitas misturas psicodélicas puderam ser conferidas, assim como o visual lolita que já vem ganhando espaço há algum tempo nas passarelas e ruas.

Foto: Pedro Carilho

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Fenim

Primeira edição da FENIM PRIMAVERA VERÃO – Feira Nacional da Indústria da Moda acontece de 17 a 20 de junho no Centro de Eventos do Serra Park em Gramado trazendo os lançamentos da indústria de confecção nacional para a Primavera Verão 2008/2009. Numa área de exposição de 25 mil metros quadrados estarão presentes fabricantes do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos prontos para receberem lojistas nacionais e internacionais.
Entre as atrações, destaque para os desfiles diários que serão realizados “dentro da feira” por alguns expositores. Os integrantes do Salão de Moda Masculina, por exemplo, estão preparando “pockets shows” das novas coleções, para serem apresentados diariamente, às 16hs, no espaço exclusivo que eles ocupam regularmente na feira.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Passado revisitado



A volta de Carlos Tufvesson deu o que falar. Cenário muito bacana, com móveis e objetos antigos, vestidinhos muito elegantes com volumes muito bem arquitetados e homenagem muito bem recebida do Rio de Janeiro. Parecia um quadro em movimento, ao menos o que pude acompanhar pelo GNT Fashio, programa que, aliás, adoro mas nem sempre consigo assistir. Acho Lílian Pacce uma profissional fantástica, educada, com bom gosto, inteligentíssima e super simpática. Ah, e nem um pouco exagerada. Quero ser como ela quando crescer. Mas, além desse desfile, vi tb pela net Juliana Jabour, com seus babados e frufrus e Graça Otoni, com seu desfile belíssimo inspirado nos anos 70, com preto, branco, listras, transparências, poás, pink, lenços, tudo de forma dosada, chic e um tanto quanto retrô, relembrando uma década que deu uma guinada no vestuário feminino atribuindo força e elementos do guarda-roupas masculino para compor a feminilidade.


Foto 1 - Tufvesson/ 2- Graça

Foférrimo


Aiaiai, e eu que esqueci de postar sobre o desfile da Thaís Losso. Amei de paixão, mas tava na correria e acabou passando, daí fui vendo os outros e esqueci, imagina! Mas adorei, uma mistura de meninas, bonecas, festa junina, lolitas, mulheres ingênuas do campo, anos 50, 60, ai, uma enxurrada de imagens que se mesclam para fazer desses vestidinhos obras de arte para enfeitar nossos corpos e preencher o desejo da vaidade.

Foto: blig Thaís Losso

terça-feira, 10 de junho de 2008

Fashion Rio


Como estou em Porto Alegre e corro de um lado para outro com dois empregos, temas para um possível projeto de mestrado, assessoria extra, academia e ainda namorar (ehehe, tb sou gente), acabo vendo as galerias dos desfiles do Fashion Rio pela internet e comentando o que me chamou a atenção. Claro que tem bem mais coisa, adoraria poder estar in loco para poder vivenciar tudo e escrever com mais respaldo, entrevistando estilistas, modelos e tantos outros presentes, mas o fato é que ainda estou um degrau abaixo e posto por amor à causa. Então lá vão considerações pessoais sobre algumas marcas da segunda-feira. Gostei bastante da volta aos 70, bem pontuada em peças da Drosófila, como aquele belo vestido que Ana Cláudia Michels desfilou, além de várias outras peças e estamparias. A Tessuti me fez pensar no minimalismo norte americano, com linhas limpas, cores neutras e uma sobriedade elegante. Os biquínis da Salinas poderiam muito bem estar no meu guarda-roupa de verão, acho tudo com cara de balneário chic.
A Mara Mac deu um show à parte, com suas sereias que trouxeram toda sensualidade das profundezas, dando destaque às linhas mais arredondadas e balonês. A Têca trouxe a ingenuidade do campo e das festas juninas para compor suas estampas divertidas e comprimentos mínis, bem joviais e exalando uma malícia bem característica.

Produção


Essa produção foi feita durante o primeiro dia de The Beauty. O cabelo foi obra do cabeleireiro Serginho Beauty e o make da Neca Rabello, meus colegas de DG. Já a foto é do meu querido Ricardo Jaeger. :)

Brechó no findi

A segunda edição do brechó-bazaar será neste domingo, dia 15 de junho, na no espaço do Empório Treviso (Lucas de Oliveira, 1653). Roupas, bolsas, sapatos e acessórios: novos e usados, de época ou modernos... a partir de R$ 5,00, ou menos... Então, das 10h às 19h de domingo vale a pena enganar o frio, tomar um vinhozinho e correr para conferir as novidades.

Expositoras: Ana Carolina Acom ((51) 96386153), Carol Puccini ((51)92548969) Janaína (Memorabilia Brechó), Maria Cristina Panatieri (Divina Inspiração), Atelier Maria Lucia e Magda Landgraf

Faça seu lance, vista essa idéia!

Faça seu lance no site http://www.bichoderua.com.br/estilo/capa/index.php até o dia 15/06 às 22h e ajude nossos companheiros a terem uma vida mais digna e feliz.

Pitt shoes



A marca gaúcha de jeans Pitt, antenda à moda dos tênis de lona que vem entrando cada vez com mais força nos looks urbanos atuais, lançou a sua linha Pitt Shoes, com modelos modernos e bastante práticos para o dia-a-dia, casando perfeitamente com o bom e velho jeans de todas as horas. São mais de 10 modelos, masculinos e femininos, em quatro variações de cor. A marca vai lançar sua novidade na Fenim, que acontece de 17 a 20 de junho em Gramado.

Fotos: Rodrigo Lopes

Filme do momento


Confesso que ainda não fui ver o tão comentado filme Sex an The City. Pior, nunca dei muita bola para a série, vi algumas vezes, achei engraçada e muito bem produzida, mas nunca gostei de ficar presa a séries (a única que vi toda e pq aluguei toda de uma vez e fiz intensivo foi Carnivale, fantástica e com uma estética absurdamente espetacular). Sei que depois dessa confissão devo ser execrada do mundo dos antenados, bacanas e fashionmente corretos, mas não consigo mais ficar com isso entalado. Claro que pretendo ver o filme pq toda questão de moda envolvida nos figurinos é fantástica, ainda mais sendo obra de Patrícia Field. Enfim, recebi um mail que a loja da Conte Freire da Padre Chagas (Porto Alegre) estará apresentando uma exposição fotográfica do making of do filme além de looks inspirados nas persongens montados pela diretora-geral da loja Anita Johannpeter com grifes que estão no filme. Ah, e os clientes que comprarem produtos na seção masculina ganham um par de ingressos!

Foto: Divulgação PlayArte

domingo, 8 de junho de 2008

Canale e sua ode às mulheres


Luciano Canale sabe traduzir em roupas exatamente o que as mulheres sonham em seus desejos mais íntimos. Coleções chiques, modelos elegantes e um ar sofisticado sempre presmeiam suas coleções. Seu pic nic em Paris, apresentado hoje no Fashion Rio, é deslumbrante. Os anos 70 aparecem em formas e cores, cabelos e acessórios e as saias, longas, deixam a silhueta alongada e muito elegante. As vibrações super positivas das cores e estampas e a delicadeza dos babados e transparências pontuaram a feminilidade ao extremo, marca registrada desse talentoso estilista. Maravilha!

foto: reprodução blog ig

Novata espetacular


Tava dando uma olhada nas fotos do desfile de ontem da grife estreante no Fashion Rio Specular e confesso que gostei bastante do que vi. Já tinha ficado curiosa para saber exatamente o que seria apresentado pela jovem estilista Luana Jardim, que usou como matéria prima o minério de ferro. Suas saias, tomara-que-caia e outras peças lembravam armaduras e vestidos de baile, bem cinquentinhas, que vestiam de forma lúdica os modelos levando o expectador para diversos lugares imaginários e filmes épicos. Achei muito interessante e confesso que gostei muito do resultado, como se pudesse ver as pessoas vestidas dentro dessas imagens seja na realidade ou em suas outras máscaras do cotidiano. Claro que não há praticidade num look totalmente metálico, mas o conceito em si tem tudo a ver com proteção, força e delicadeza, além da reciclagem como um todo. Espetacular.
Foto: Pedro Carilho

Boca de estrela





Ah, um registro que achei interessante já que grande parte das mulheres sonha com lábios carnudos e poderosos. Testei o novo batom extra volume da Avon e confesso ter gostado muito. Não sou muito adepta em colorir os lábios, mas gosto muito de mantê-los hidratados e com cores suaves pois já possuo lábios salientes. Confesso que a sensação é estranha, ele desliza muito macio mas depois de uns minutos provoca um leve formigamento gelado na boca, semelhante à sensação de cremes mentolados ou daquele shampoo denorex que quando eu era criança via com freqüência. Enfim,  partir daó o lábio parece ficar mais esticadinho, inchadinho, um luxo! E o melhor, o efeito dura bastante tempo, além da hidratação dos lábios. Enfim, gostei bastante! Aliás, mesmo sendo rivais no setor, devo confessar que a Natura sempre foi a minha queridinha em maquiagens nacionais, mas atualmente incluí ítens da nova linha Avon Renew de maquiagens em minha necessaire.

Dener




Ontem uma jornalista e amigona minha me mandou algumas fotos de sua viagem à São Paulo na semana passada e tive que colocar aqui pois fiquei muito feliz com o que havia nas imagens. Ela foi na casa em que o estilista Dener viveu e ainda conversou com sua famosa esposa  Maria Stella Splendore, que casou com o costureiro quando tinha 16 anos e ficou famosa por suas polêmicas e pela intimidade com o Rei Roberto Carlos. Pois nas fotos aparece Jacqueline Guedes (minha amiga) com Maria Stella e também uma criação de Dener que eu não poderia deixar passar desapercebida. Enfim, as fotos não estão com uma qualidade muito boa, creio que foram feitas de um celular, mas vale o registro, ainda mais porque ano passado me deliciei com a biografia desse grande estilista nacional do século passado e agora tenho aqui essas imagens tão significativas.

sábado, 7 de junho de 2008

Fashion kids Rio


Começa hoje o fashion Rio e a molecada já tem espaço mais que reservado em desfiles específicos. Cris Barros lança uma coleção inspirada em roupas suas desfiladas por adultos, e me faz lembrar da minha infância, quando desfilei (sim, fui uma modelete infantil em 89 para um desfile no Parkshopping em Brasília, tinha 9 aninhos) para algumas marcas da cidade que nem existem mais, para a Bicho Comeu (que foi a realização de uma "filha" do show da Xuxa) e para a Benetton. Na época, as roupas eram super infantis, mas verdadeiros mimos para meninotas que sonhavam em estar estilosas. Os tempos mudaram, as crianças consomem mais tendências mundiais e estilistas estão antenados criando e adaptando a moda adulta ao universo lúdico infantil sem separar totalmente esses dois mundos. É o caso da já conceituada Lilica Ripilica, que também estará no Fashion Rio e de Ronaldo Fraga para Filhotes, grife lançada em 2003.

Fico feliz, acho uma revolução saudável na moda nacional que tem tudo para crescer, ainda mais pq o mercado se expande e a gurizada cada vez mais jovem busca participar.


foto: Divulgação Cris Barros (site IG moda)

Jóias, muitas jóias


Nunca dei muita bola para jóias. Mas de uns tempos pra cá comecei a me interessar muito pelos objetos, dar valor e desejá-los como todas mulheres. Não que eu tenha onde usá-las ou condições pra investir em tais mimos, mas confesso gostar muito de ver alguns catálogos e editoriais sobre o assunto. Só que não é qualquer tipo que me agrada. A grande parte, super brilhante, grande e chamativa confesso não gostar. Talvez jóias célebres que divas do cinema e pessoas ilustres de tempos passados (jóias da realeza) chamem bastante a atenção, mas confesso que para a realidade nacional prefiro as peças com desing mais exclusivo, contemporâneo e um tanto quanto diferente. Sou apaixonada pela H. Stern, que considero ter tonalidades de ouro magníficas, design delicado e uma capacidade extraordinária de dosar tamanhos com enfeites, nunca caindo no over. A Vivara, da mesma forma, tem peças bem delicadas e jovens, capazes de transitar por ambientes cotidianos de forma elegante mas nada espetaculosa. Recebi a foto postada acima por mail, ela faz parte de uma promoção pra o dia dos namorados da Vivara e achei um amor, digna de nota. Por isso, aqui está. Mas confesso que sou realmente louca pela última coleção da H.Stern onde a atriz Camila Pitanga conseguiu traduzir a feminilidade e beleza nacional necessárias para esse tipo de campanha. Amei!

O nome já diz tudo. É mais do que uma multimarcas, é uma loja especializada em peças do tecido mais famoso de todos os tempos, símbolo de juventude, rebeldia e porque não elegância. Pois é, muitas marcas bacanas juntas reunidas em um mesmo ponto, no segundo piso do Iguatemi Porto Alegre. Para os mais antenados, essa é a mesma loja que abriu nos Jardins, em São Paulo, badalando ainda mais aquele oásis da moda no Brasil.
Dentre as marcas, estão True religion, Earnest Sewn, Tag Jeans, Fórum, Carmim, Calvin Klein, Cavalera, Levi’s, Lee, VROM, Alexandre Herchcovitch entre outras. Portanto, se você é daqueles que acha que o denim não é apenas uma peça básica, mas sim "a peça" do seu vestuário, que tal dar uma conferida a partir do dia 10 nessa nova opção? Pretendo fazer o mesmo pra ver se é tudo isso e se terei condições de bancar modelitos de lá ;-P

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Produção



Olhando uma foto de uma auto-produção que fiz para um concurso da Natura (não ganhei o concurso mas valeu pela brincadeira) me deu uma vontade louca de fazer editoriais trabalhados, passar o dia envolvida criando e juntando elementos para ver um tema tomar forma. Essa foto foi tirada pelo Ricardo Jaeger, lembro da correria para inventar algo legal, não convencional (mulherzinha bonitinha fazendo caras e bocas para parecer sexy) e ao mesmo tempo contemporânea, que não fugisse muito da realidade. Lembrei de um editorial da vogue com a Isabelli Fontana que amo e fui atrás pra ter idéias na maquiagem. Claro que não tinha nenhum profissional para me ajudar ou artefatos como cílios postiços, apliques e tal, mas podia entra no conceito dark e futurista com um pouco menos de glamour. E veio a idéia de chapar o cabelo (já que não conseguia criar algo super bacana) e colcoar para dentro da gola da blusa de inverno, deixando levemente fofo para dar a impressão de um chanel clean. Enfim, depois foi a vez do fotógrafo conseguir tirar leite de pedra dentro de uma sala, sem muitos equipamentos para ajudar e de noite, buscando fazer da brincadeira algo que servisse. E o resultado foi esse. Confesso que adorei, uma 3x4 bacana, futurista, delicada e que conseguiu (dentro das expectativas) deixar ambos felizes. Por isso, um dia antes de ir trabalhar na The Beauty - 3ª Feira Nacional de Beleza e Cosméticos que acontece de sábado a segunda na Fiergs, resolvi colocar no site algo que tem tudo a ver com o que vou presenciar nesses dias de evento: muitas produções, tendências e novidades. Tomara que depois de toda essa imersão eu aprenda mais coisas e possa colcoar em prática não só em mim mesma, mas em minhas produções de moda.

Estava zapeando pela internet em blogs e assim que vi a foto da Avril tive vontade de escrever. Me veio um turbilhão de imagens na cabeça sobre as mudanças e retornos da moda e modismos. Lembrei que na minha adolescência usava muito esse penteado, famoso pela professora Helena do Carrosel (novela do SBT), com esse topetinho preso com passadores. Enfim, depois veio uma época em que bonito era ter os cabelos soltos, grudados na cabeça, sem nenhum frufru. E agora, após a maluquete Amy Winehouse estourar com seu visual vintage completamente rock n'roll, despedaçado, feio e bastante copiado (sou fã dela, mas confesso que a primeira vez em que a vi fiquei chocada com tanta rebeldia e um tanto quanto seduzida por essa atitude) os topetes voltaram com tudo, relembrando épocas passadas e trazendo todo o glamour de volta. Incrível. Daí também lembrei das calças jeans com boca de sino, que se mantiveram por anos na moda, foram abolidas há uns dois anos e agora voltaram junto com as pantalonas. Bom pra mim, que não dei ano passado nada por pena de me desfazer dos modelitos e hoje me senti vitoriosa ao usar um exemplar que tanto gosto. Enfim, não tem nenhuma novidade, nada que não seja óbvio quando se trata de moda, mas como veio esse brain storm de coisas que tenho ou uso, acabei colocando aqui.
obs.: até cabelo rosa usei, mas na época a gente pintava com papel crepom e depois era um deus-nos-acuda para salvar os fios manchados!

Outlet mais que esperada!

Nossa, realmente esse é um daqueles fins de semana que agregam mil coisas. Fiquei sabendo também do coquetel de lançamento da tão esperada outlet da Conte Freie, a Conte Outlet. Adivinha quando... sábado, é claro, eheheh. Queria muito ir, mesmo, acho que esse evento nesta semana tem tudo a ver comigo, que ontem fiz uma pauta para minha coluna do DG sobre comprar em outlets e pontas de estoque. Mas enfim, terei que deixar para passar lá outra hora, quando tiver uns trocados para gastar sem culpa ;-)
Vale a dica do lugar para interessados em compras com ótimos preços, além do que esse tipo de estabelecimento é muito bem vindo na capital gaúcha, carente de opções. A loja funcionará a partir da próxima segunda-feira na rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, n° 238 (paralela a Nilo Peçanha e pertinho do Shopping Iguatemi) e terá sempre peças de coleções passadas de marcas como D&G, Just Cavalli, Diesel, Osklen e V.ROM, com descontos que chegam a até 70%, valendo o investimento!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Eu recomendo





Dentre as atrações do fim de semana, tem duas que não poderei estar presente porque estarei trabalhando em uma terceira, mas recomendo pois a primeira, o bazar da Pó de Estrela, eu adoro e sempre tem barbadas foférrimas que valem a pena, além da loja em si ser um desbunde de tão bacana (lembra Buenos Aires). A segunda é o bazar de móveis na Móca, no Moinhos de Vento, que eu queria muito ir pq sou apaixonada por decoração e precisava encontrar algumas mobílias para meu doce lar, mas enfim, nem tudo é perfeito. Já a terceira, a feira The Beauty, estarei presente acompanhando cada momento e ainda tentarei usufruir de tratamentos e novidades pois sou vaidosa como toda mulher! Enfim, valem as dicas...
Fotos de divulgação

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A verdadeira maionese fashion


Além de lançar a maionese feita de leite, que confesso estar louca para experimentar e saber que gosto deve ter, a Hellmann´s também investiu nos uniformes de seus pontos de venda, criados pela estilista Rita Wainer com inspiração nas tendências do inverno 2008.

O uniforme, que vi no site IG Moda e reproduzi aqui a foto da matéria, é um charmoso vestido de malha estampado com lenço entrelaçado, cinto de tafetá, sapatilhas de bailarina e meia opaca fio 40. Agora, quando você for experimentar algum produto da marca, lembre-se de que além de todo o esforço em atrair o consumidor para o produto, a Hellmann´s estará também divulgando tendências de moda e abrindo a novidade ao mercado, que provavelmente começará a investir mais em criadores e estilistas para adaptar ao mundo contemporâneo os uniformes e conceitos de suas empresas.


Foto: Reprodução site IG Moda

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Adeus ao criador

Todos já devem ter lido ou ouvido falar na morte prematura do estilista Yves Saint-Laurent, aos 71 anos, no domingo passado. Não vou colocar uma biografia dele aqui porque isso pessoas mais competetes que eu já o fizeram em seus blogs, sites e colunas, mas vou deixar meu registro e lembrar dessa personalidade que fez história pela irreverência, talento e visão de uma moda muito mais ampla do que a de sua época. Enfim, resolvi resgatar essas imagens que marcaram sua carreira e o imaginário de várias gerações para homenagear esse ícone que passa agora a figurar na galeria dos grandes estilistas que não mais estão entre nós mas que continuam vivos pela arte que nos deixaram.